Com sua origem na região do Mediterrâneo, próximo às encostas marítimas, seu nome tem origem entre os romanos, que o chamavam rosmarinus – que em latim significa “orvalho do mar”. Muito apreciado por suas virtudes aromáticas e medicinais, estudos comprovam que ele é capaz de combater e prevenir inúmeros problemas de saúde, além de servir como poderoso aromatizador.
Por possuir inúmeras funções e propriedades tanto na medicina natural quanto na magia, o Alecrim pode ser usado em praticamente todos os seus rituais: limpeza espiritual, purificação, crescimento, prosperidade, felicidade e até mesmo para o amor, escolher o Alecrim como um de seus ingredientes é garantia de boa escolha!
No Egito os ramos de Alecrim eram usados nos rituais de purificação e, desde os tempos antigos, acredita-se que auxilia a memória – não é à toa que os estudantes gregos tinham o hábito de, no período de exames, entrelaçarem ramos de alecrim em seus cabelos quando estudavam.
Agora vamos falar um pouco sobre sobre o ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM:
Ele é muito utilizado quando precisamos estimular a concentração, clareza e memorização para os estudos ou trabalho. Dissipa a tristeza da nossa mente e traz alegria para a nossa vida.
Ele também é considerado o óleo essencial da Alegria! O óleo essencial de Alecrim pode ser utilizado em aromatização ambiental.
Minha dica seria utilizar ele com o óleo essencial de Limão (Siciliano ou Tahiti), pois o limão trabalha Foco, Clareza, Organiza os pensamentos e traz Positividade. Faz um dupla perfeita com o Alecrim!
Caso você não tenha o óleo essencial de Alecrim, você pode usar a Erva em incensos, pratos mágicos, banhos, defumação ou até ter uma plantinha em casa.
Eu gosto de colocar alguns galinhos em um vaso com água e deixar em minha mesa de trabalho quando preciso de concentração para algum projeto.
Só tenha cuidado com o uso do óleo essencial de Alecrim para hipertensos, grávidas, epiléticos (nesses casos eu não recomendo utilizar Alecrim).
Inclusive o seu consumo em grandes quantidades para este grupo de pessoas pode causar complicações para a saúde.
Trechos de: O Poder das Folhas